Era só mais uma quinta feira como outra qualquer, mas de repente todo mundo foi pego de surpresa com o anúncio do lançamento da edição de luxo do álbum The River, que os fãs já estavam cansados de esperar. Quem deu a primeira pista foi o empresário do Bruce, Jon Landau, em dezembro de 2013 em uma entrevista para a Rolling Stone, onde contou que planejava lançar um especial do álbum de 1980 e a remasterização dos sete primeiros álbuns da carreira do cantor. O "The Album Collection Vol. 1" foi lançado em novembro do ano passado, mas nada de The River. Só ontem no fim da noite veio a confirmação nas contas oficiais do chefe na internet, justamente dois dias antes do aniversário de 35 anos do disco.
A coleção ganhou o nome de "The Ties That Bind: The River Collection" e conta com nada mais nada menos do que 4 CD's, 3 DVD's e um álbum de fotos. Se você não sabe, The Ties That Bind é o "álbum perdido" do Bruce, que seria lançado em 1979, mas isso já é assunto para outro dia.
Mas afinal, o que tem de tão especial nessa edição? Mãos à obra!
- The River (1980)
O primeiro item da lista é óbvio: o próprio álbum. The River é um disco duplo e foi o primeiro trabalho do cantor a alcançar o primeiro lugar na lista da Billboard e possui vários hits como: Hungry Heart, Sherry Darling e Out In The Street. A canção título do álbum é inspirada em sua irmã Virginia, que engravidou e casou ainda na adolescência.
- The River: Single Album
Esse é o famoso The Ties That Bind, o "álbum perdido", mas aqui ganhou nome de "Single Album". Podemos dizer que esse trabalho foi resultado da primeira fase de gravações que foi de março até agosto de 1979. Depois da pausa nas gravações para shows beneficentes, o projeto foi descartado e veio então a segunda fase de gravações que deu origem ao álbum The River. Nele se encontram uma mescla das músicas que entrariam no disco oficial com os melhores outtakes da época.
- The River: Outtakes
"Outtakes" são "sobras de estúdio". São aquelas canções que o cantor escreve mas por algum motivo não foram incluídas no disco oficial. Você pode pensar que a qualidade dessas músicas deve deixar a desejar, mas se tratando de Bruce Springsteen essa afirmação não está correta. Algumas sobras de estúdio do chefe chegam a ser verdadeiras obras primas. Se tratando das sobras do The River, os destaques ficam com: I Wanna Be With You, Take 'em As They Come e From Small Things (Big Things One Day Come).
Ontem mesmo foi divulgado um desses outtakes no Youtube. Ele já era de conhecimento dos fãs pois havia uma gravação disponível na internet com o nome de "In The City Tonight", porém a letra não era compreensível: provavelmente o Bruce tinha a música pronta, mas ainda existiam buracos na composição da letra. Agora a versão oficial foi lançada, como você pode ouvir no vídeo abaixo!
Esses são os 4 CD's da coleção: 2 do The River, 1 do "Single Album" e 1 das sobras de estúdio. Agora vamos dar uma olhada nos 3 DVD's que compõem a caixa:
- The Ties That Bind: Documentário
O documentário de uma hora foi produzido e dirigido por Thom Zimny, velho conhecido do cantor. Nele, Bruce aparece tocando as músicas do The River no violão e explica a história delas enquanto são passadas imagens e trechos de shows da época. Algo parecido com o DVD VH1 Storytellers, mas agora na cozinha e quintal de sua casa. Em um dos trechos, Bruce fala sobre "Independence Day":
"Ela é parte de uma série de canções que eu escrevi sobre o meu pai que não eram completamente autobiográficas, mas eram emocionalmente autobiográficas."
- Turnê The River, Tempe 1980
Os outros dois DVD's ficam por conta do show gravado no Arizona, em 5 de novembro de 1980. São mais de duas horas e meia e um total de 24 músicas, daquele que é considerado um dos shows mais intensos da Turnê The River. O DVD também conta com um bônus de vinte minutos de gravações dos ensaios da banda em estúdio, semanas antes do lançamento do disco.
- Albúm de fotos
Assim como nas caixas do Born to Run e Darkness On The Edge of Town, essa também terá um livro. Um álbum de 148 páginas contendo 200 fotos da banda no estúdio e nos shows, e o melhor de tudo: a maioria delas nunca vistas antes.
Por último mas não menos importante: o preço. The Ties That Bind já está em pré-venda e você já pode garantir o seu na Amazon e no Itunes por 130 dólares (versão Blu-ray), um preço que não é alto se levarmos em consideração a quantidade de CD's, o álbum de fotos, e a embalagem personalizada. A versão DVD você encontra no Backstreets por 114 dólares.
Agora é hora de quebrar o seu cofrinho, procurar aquele dinheiro perdido no bolso da calça, juntar economias e comprar o seu. Dois anos depois a caixa chegou, e parece que não vai decepcionar.
0 Comentários