O Jardim Secreto


Algumas obras foram, são e continuarão sendo extraordinárias com o passar do tempo, mesmo quando relançadas ou remodeladas. E se tratando de Bruce Springsteen, que conta com uma obra extremamente rica (da parte pop até a mais obscura) existem vários exemplos disso.

Um exemplo desses é uma música escrita no início de 1994 e gravada com a E Street Band só um ano depois para ser lançada dentro da coletânea "Greatest Hits", que chegou ao topo das paradas em 12 países e vendeu mais de dez milhões de cópias.

Vale lembrar que durante outubro e dezembro de 1994, Bruce gravou aproximadamente oito novas músicas com o trio Shane Fontayne (guitarra),  Tommy Sims (baixo) e Zach Alford (bateria), todos companheiros de turnê durante 92-93. "Secret Garden", assim como "Waiting On The End Of The World", estavam entre elas e seriam lançadas em um suposto álbum que acabou não saindo do papel.


Bruce escreveu no livro "Songs" que Secret Garden "é obscuramente erótica e centrada em torno dos mistérios que se estabelecem entre os parceiros envolvidos, mesmo nos relacionamentos mais próximos".

O primeiro take foi gravado no estúdio Hit Factory em Nova Iorque no dia 11 de janeiro de 1995 e contou com a ajuda da E Street Band. Esses foram os primeiros encontros oficiais do Bruce e a banda depois da separação em 1989. A versão final da música também foi lançada no EP Blood Brothers (1996).




A música também teve porta de entrada nos cinemas. "Secret Garden" foi trilha sonora do filme "Jerry Maguire - A Grande Virada", como tema do romance vivido por Jerry (Tom Cruise) e Dorothy (Renée Zellweger).




Além do filme, existem duas raridades em solos brasileiros: Um compacto e CD promocionais lançados no Brasil em 1995. Ambos tem as capas e contra-capas idênticas, com exceção é claro do número de catálogo (CD 899.112) /(LP 51.659). Há algum tempo atrás, o compacto foi vendido por um brasileiro no Ebay por mais de 200 reais.

A capa é bem simples. Veja todas as imagens no facebook.

A contra-capa contém texto em português e o selo promocional: "Venda Proibida".


O vídeo oficial revela imagens que ajudam a interpretar a letra. Bruce e seu violão narrando a música em cenários às vezes 'meio-sombrios' , contrastando com vídeos de diversas mulheres de cores e idades diferentes, mas com uma coisa em comum: o Jardim Secreto. O clipe por alguma razão foi excluído do Youtube, mas está no Vímeo.

Ela tem um jardim secreto
Onde tudo que você quer
Onde tudo que você precisa
Sempre irá ficar
A milhas e milhas de distância

No ano de 2013 em Leeds pela turnê Wrecking Ball, Bruce atendeu a um cartaz da platéia e trouxe de volta essa 'sobra de estúdio'. "Secret Garden" subiu aos palcos apenas pela terceira vez em quase 20 anos de vida. A primeira foi no Letterman em abril de 1995 (vídeo) e a segunda no Madison Square Garden cinco anos depois (vídeo). Bruce tocou outras três vezes nos últimos dois anos.

Todas as três versões tem suas particularidades mas são todas envolvidas em uma só atmosfera, um espírito. Clarence Clemons nas sessões de 1995 já dizia: "Sabe, em uma canção como esta eu pego meu sax, fico na frente do microfone e simplesmente acontece. Não tem como fazer um plano. É algo que vem sendo escrito há muitos anos e está flutuando na atmosfera. E tudo se junta agora porque é a hora certa, o ritmo certo, tudo corresponde e simplesmente flui."

0 Comentários