5 grandes introduções de Prove It All Night


Você já deve ter ouvido "Prove It All Night", certo? A música é a penúltima faixa do álbum Darkness On The Edge of Town e é uma das canções mais tocadas pelo Bruce em toda a carreira. Mas você já ouviu falar em "Prove It All Night '78"?

"Prove It All Night '78" é uma referência as versões tocadas em palco na segunda metade de 1978. A diferença dessa para as outras é que ela vem acompanhada de uma introdução sensacional comandada especialmente por Bruce (guitarra) e Roy (piano).

Em novembro de 2010, durante a promoção do Box de aniversário do disco, Bruce foi perguntado sobre a introdução não estar mais sendo tocada nos shows:

"Tá bom, você é um daqueles caras da introdução de '78 né? Sabe, tem vários de vocês pelos Estados Unidos. Era uma pequena abertura, sabe... Você pega a música e tenta pensar como você pode tocá-la mais dramaticamente. Então falei, vamos começar com Roy tocando um pouco e depois eu entro tocando um solo de guitarra. Então, você vai incrementando até ficar pronto. Era só um artifício, sabe, algo que funcionou muito bem na época. Se você gostaria de ouvir de novo, provavelmente isso nunca mais vai ocorrer, meu amigo. Mas foi bom enquanto durou."

1. Passaic, New Jersey

Tocada nas três noites nos históricos shows no Capitol Theatre, os nove minutos e meio de rock and roll foram gravados em vídeo pela produção do Bruce e é capaz de nos dar uma pequena amostra do que eram aqueles shows da turnê Darkness On The Edge of Town.


2. Largo, Maryland

Pouco antes, em agosto, Bruce passou em Maryland e contou uma história durante a introdução: "Eu estava em New York City... E entrei em um táxi enquanto gravávamos o Darkness On The Edge of Town... e uma penca de taxistas da cidade, eles tem... eles engatam um monólogo que não cessa independente se tem alguém no carro ou não... Eu só sabia que esse cara tinha uns 45 anos e ele estava debulhando sobre como... durante o dia inteiro você tem que provar para o seu chefe dirigindo um táxi por aí e à noite provar para sua mulher... nos finais de semana você tem que provar para os seus filhos. De qualquer maneira, eu escrevi essa música, às vezes você tem que provar isso a noite toda..."



3. Atlanta, Georgia


Matéria de jornal do dia seguinte: "Bruce Springsteen prova que é o Chefe".


4. Richfield, Ohio


Na véspera de ano novo (o penúltimo da turnê), Bruce presenteou Richfield com uma versão arrasadora na guitarra.

"Esta é a última chance do ano de provar a noite inteira. Não desperdice-a."

Além de grandiosa, é uma das maiores introduções em termos de tempo, com quase 6 minutos de duração. Ou seja, a introdução ficou maior que a música.

Bruce em Richfield, 1978



5. Phoenix, Arizona

Pra encerrar com chave de ouro, mais uma gravação em vídeo. Ao contrário da anterior, essa é bem mais curta porém igualmente ensurdecedora. Outras gravações desse mesmo show estão disponíveis no Youtube, inclusive no canal oficial do Chefe.



A retomada em 2012

Apesar da declaração de que dificilmente se ouviria novamente Prove It All Night com introdução, Bruce cedeu. E após um cartaz de fãs portugueses em Barcelona finalmente o Chefe tocou a tão aclamada versão. Depois disso, o cantor já tocou uma dezena de vezes até hoje.

0 Comentários