Relembrando Shows #3: The River retorna à Europa



Depois de apresentar os shows em Chicago '85 e Helsinki '12, a série Relembrando Shows vai até a Espanha para um dos grandes shows da turnê The River (2016), em Barcelona. Com o diferencial de que, dessa vez, o show terá transmissão em vídeo. Então, se quiser assistir ao show sem "spoilers", não leia o texto abaixo. O link para a transmissão, que ocorrerá no próximo sábado (18/07), é esse.


Ingresso do dia 14/05/2016

A última vez que o Chefe esteve na Espanha foi em 2013 pela turnê Wrecking Ball e os 65 mil ingressos para assistir o retorno dele no sábado à noite daquele 14 de maio de 2016 esgotaram com antecedência. O show começou com 15 minutos de atraso, o que não foi lá muito tempo, visto que os protocolos de segurança foram intensificados na época, devido aos ataques terroristas na França em novembro de 2015.

A sinergia entre Springsteen e o público europeu é diferente e dá pra notar logo de cara. Ao subir no palco, Bruce foi recebido com um mosaico gigante com seu nome (foto acima). E então o Camp Nou estremeceu com "Badlands", "No Surrender" e "My Love Will Not Let You Down".

A euforia não acabou, pois Springsteen anunciava que havia chegado a hora de eles entrarem de cabeça no "The River" e fez a pergunta em catalão: "Esteu preparats? (Estão Preparados?)" e então emendou uma sequência de doze canções do álbum, alternando com algumas clássicas e pedidos da plateia, como "I'm Goin' Down" e "I Wanna Be With You".


Porém não foram só pedidos que o cantor recebeu da plateia catalã. Em "Out In The Street", ganhou uma rosa de presente de uma fã. Ele retribuiu o carinho antes de "I Wanna Marry You", onde parabenizou o clube Barcelona pela conquista do Campeonato Espanhol naquele dia.

Poderia se dizer que o final do set principal seguiu o padrão, porém Bruce incluiu Brilliant Disguise no pacote e ainda começou o Bis com outra homenagem, dessa vez, para o cantor Prince, que havia falecido em abril daquele ano, com a belíssima versão de "Purple Rain", e o destaque vai para o solo de guitarra de Nils Lofgren. Inclusive, essa foi a última vez em que "Purple Rain" foi tocada. No total, Bruce e a E Street Band tocaram apenas três vezes, sendo essa a única vez na Europa. Sorte dos catalães.

E é aí que as luzes voltam a se acender para a reta final. A banda dispara as clássicas "Born In The USA", "Born To Run" (onde se vê uma bandeira do Brasil sendo balançada na multidão), Dancing In The Dark e Tenth Avenue Freeze-Out. Ainda dá tempo para "Shout", que mesmo após três horas de show, fazia o público no gramado e nas arquibancadas balançarem o esqueleto; e também para "Bobby Jean", que encerraria o show.

"Encerraria" pois Bruce e a banda já estavam dando tchau para o Camp Nou quando o estádio fez tanto barulho que o Chefe teve que tocar mais uma. E para encerrar com chave de ouro, puxou "Twist and Shout".


O show completo foi editado utilizando os vídeos de fãs que foram ao concerto e o áudio oficial da equipe do Bruce. Então grab your ticket and your suitcase e apareça no Youtube da Bruce Springsteen Brasil, no próximo sábado, às 20:45.

0 Comentários